Foto da planta sempre viva e ao fndo borrado o morro
Brasil,  Chapada Diamantina

Conheça e se surpreenda com a Chapada Diamantina

Acho que não existe alguém que não se surpreenda com a Chapada Diamantina. Esse lugar belíssimo, repleto de natureza preservada, lindas cachoeiras, trilhas e grutas conquista muitas pessoas. Sem contar as cidades lindas.

Para os fãs de ecoturismo, esse é um dos lugares mais procurados do Brasil. E o melhor de tudo é que o turismo oferecido na Chapada Diamantina não é destinado somente aos mais aventureiros. Existem passeios bem fáceis e agradáveis de serem feitos também.

Alugue o seu carro com a menor tarifa, acessando aqui!

E isso faz com que esse seja um local que pode ser explorado por toda a família. Se interessou e já está considerando esse destino para a sua próxima viajem? Então, continue com a gente e se surpreenda com a Chapada Diamantina!

Pontos turísticos para que você se surpreenda com a Chapada Diamantina

Reserve seu hotel com a menor tarifa, acessando aqui!

Como já dissemos na Introdução, a Chapada Diamantina é um local muito buscado para o ecoturismo. Por isso, os seus principais pontos turísticos são relacionados a essa modalidade de turismo. Afinal, grande parte das pessoas que vão até lá querem conhecer as paisagens naturais.

Se você quer conhecer esse paraíso que se encontra no interior do estado da Bahia, alguns pontos turísticos são essenciais. Então, veja a seguir quais são os passeios mais famosos:

Morro do Pai Inácio

Esse é o principal ponto turístico para que você se surpreenda com a Chapada Diamantina. Lá no alto desse morro, existe um coração de pedra que irá definir a sua paixão por esse local, acredite!

Foto tirada do ângulo da câmera que mostra na tela o morro do Pai Inácio

Grutas

As grutas são uma das atrações que chamam mais a atenção dos turistas. Afinal, cada uma delas proporciona um espetáculo diferente com os fachos de luz refletidos na água.

São muitas opções para escolher. Entre as mais famosas, se encontram o Poço Azul, o Poço Encantado, a Gruta da Pratinha e a Gruta Azul. É uma mais linda que a outra. E elas podem ser exploradas de maneira mais ousada (como rapel ou escalada) ou mais tranquila.

Por exemplo, o acesso ao Poço Encantado é feito através de uma trilha pequena e uma escada. Então, é considerado fácil. Assim como a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha, que são visitadas no mesmo local: a Fazenda da Pratinha. 

Gruta Azul

Vale do Pati

Essa é considerada uma das trilhas mais belas do Brasil. Essa é uma região bem desafiadora e o roteiro pode durar entre 3 e 5 dias. Porém, de uma energia surreal. Enfim, quem já fez, relata que a imersão nessa experiência é muito transformadora.

Cachoeiras

A Chapada Diamantina têm mais de 360 cachoeiras catalogadas. Ou seja, atrações para todos os gostos! Entre as mais famosas se encontram a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Mosquito e a Cachoeira do Buracão.

Porém, se couber no seu roteiro, ainda são válidas as visitas à Cachoeira do Sossego e a Cachoeira da Fumacinha. Cabe destacar que as cachoeiras são acessadas por trilhas, que podem ser bem longas. Existem as consideradas fáceis até as de dificuldade média e grande.

Agendamento

Lembrando que é necessário agendar os passeios, então programe-se e entre em contato conosco. Então, cabe considerar os tipos de passeio que deseja fazer e pensar nas melhores opções para você e sua família.

Melhor época para que você visite e se surpreenda com a Chapada Diamantina

Foto tirada de dentro para fora da caverna e Várias pessoas fazendo pose aparecendo apenas a silhueta

A princípio, você pode visitar essa região turística ao longo de todo o ano. Mas, cada estação do ano irá proporcionar uma experiência diferente. Por exemplo, entre novembro e março (verão), o clima é mais quente e úmido, podendo ter muitas chuvas. 

E entre maio e setembro (inverno), o período é mais seco e com temperaturas mais baixas. No verão, é mais propício se banhar nas águas ao longo dos passeios. Já no inverno, a atividade pode não ser tão convidativa assim.

Você quer ver o fenômeno de luz no Poço Azul e no Poço Encantado? Então, atente-se para as datas: Entre fevereiro e outubro, o fenômeno acontece no Poço Azul. Entre abril e setembro, acontece no Poço Encantado.

Gastronomia local

Como já dissemos, a Chapada Diamantina se localiza na Bahia. Então, as aventuras gastronômicas lá serão com a comida baiana que é uma delícia. Se você é fã desses temperos, aproveite! Você poderá encontrar desde pratos feitos baratinhos até refeições mais caras e elaboradas.

Entre as opções, você encontrará moquecas, bobó de camarão, carne de sol e galinhas caipiras e as sobremesas um capítulo à parte são de-li-ci-o-sas.

Curiosidades para que você se surpreenda com a Chapada Diamantina

Criado em 1985, o Parque Nacional da Chapada da Diamantina tem mais de 150 mil hectares. É lá que se localizam os picos mais altos do Nordeste do Brasil, que chegam até 2030 metros de altitude.

Há quem diga que o nome do Morro do Pai Inácio é em homenagem a um escravo. Esse escravo veio a se apaixonar pela filha de um fazendeiro muito rico da região.

Quando teve a sua paixão descoberta, ele fugiu para o alto do morro, com medo das reações na fazenda. Então, chegando lá, ele pulou do cume com um guarda-chuva aberto e nunca mais foi visto.

Quanto tempo ficar

Você quer explorar as principais atrações na região e do Parque Nacional da Chapada Diamantina? Então reserve entre 7 e 10 dias para isso. Com esse tempo, é possível que você consiga visitar grande parte dos pontos turísticos que citamos anteriormente. Ou até todos eles.

Reserve seu hotel com a menor tarifa, acessando aqui!

Quais regiões visitar para que você se surpreenda com a Chapada Diamantina

Para que você se surpreenda com a Chapada Diamantina, explorando o ecoturismo local, a região do Parque Nacional é imperdível. Bem como todo o seu entorno. A cidade de Lençóis também é uma opção agradável para ser encaixada no seu roteiro.

Encantador este passeio, não é mesmo?
Então vamos programar a sua próxima viagem e conhecer essa maravilha da natureza? 

Nossa equipe ama programar viagens personalizadas,  para que você tenha uma experiência única, conforme a sua necessidade, então aproveite porque sua preocupação será apenas planejar o que levar na mala e aproveitar cada momento da viagem!! 🤗🥰.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *