Conheça os principais parques e bosques de Curitiba
Fala galera! A dica de hoje é para quem deseja passear pelos parques e bosques de Curitiba. Aproveite o fim de semana para curtir algumas das opções de lazer junto a Natureza que a cidade oferece com seus símbolos como as Araucárias e as Capivaras.
A cidade, no passado, era constantemente alagada em períodos chuvosos. A capital paranaense virou o jogo a seu favor e resolveu o problema investindo em parques e áreas verdes que ajudam no controle da cheia dos rios. Os lagos dentro dos parques parecem decorativos, mas têm a função de reter a água e salvar a cidade. Durante muitos anos essa solução foi ideal para conter as enchentes, mas a cidade cresceu muito e está precisando de novos investimentos para conseguir controlar as enchentes em alguns bairros.
Booking.comParque Tanguá
O parque foi inaugurado em 1996, com uma área aproximada de 235.000 m², em uma antiga pedreira, onde era destinada a uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das indústrias.
O espaço foi transformado em um dos parques mais famosos e belos da cidade, e passou a ter a importante função de proteger e conservar a bacia do rio Barigui, que tem suas nascentes nas proximidades.
No parque você vai encontrar churrasqueiras, mirantes, jardins, cascatas artificiais, trilhas, caverna e o espelho d’água, que proporciona um belo espetáculo junto ao belo pôr do sol.
Parque Barigui
O parque foi inaugurado em 1972 e possui uma área de 1.400.000 m².
Nos finais de semana é ponto de encontro da juventude curitibana e recebe milhares de pessoas de todas as partes da cidade. Se Curitiba não tem praia, tem o parque Barigui!!! Ideal para quem deseja fazer uma caminhada, andar de bicicleta, praticar algum esporte ou ficar sentado no gramado apreciando a paisagem.
O Parque é o preferido pelos Curitibanos e abriga uma grande área verde, formada por florestas primárias nativas e por florestas secundárias, que servem como refúgios para diversos animais nativos ou migratórios.
O Parque Barigui, assim como parque Tanguá também serve para proteger o leito do Rio Barigui e sua mata ciliar. Neste caso, o rio também é o responsável pelo nome do parque, que tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso” – no caso a pinha da Araucária, e neste parque voce ainda pode encontrar várias capivaras, símbolo da cidade em torno do lago livres na natureza.
Passeio Público
Inaugurado em 1886, possui uma área de 69.285 m2 e foi o primeiro parque de Curitiba.
Já foi o zoológico da cidade e também já foi chamado de Jardim Botânico.
O parque foi por muitos anos uma das únicas alternativas de lazer de Curitiba.
O passeio público possui Restaurante, playground, aquário, terrário, sanitários, ponte pênsil, posto da Polícia Militar, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.
Parque Tinguí
O parque foi inaugurado em 1994, com uma área aproximada de 380 mil m² e foi 3º parque criado com a intensão de proteger a bacia do rio Barigui.
O principal destaque é o Memorial Ucraniano de Curitiba, onde existe uma réplica de uma das primeiras igrejas ucranianas construídas no Paraná, a Igreja São Miguel da Serra do Tigre, que fica na cidade de Mallet.
Além do Memorial Ucraniano, você vai encontrar lagos, trilhas e quadras de esportes e claro várias capivaras, símbolo da cidade em torno do lago livres na natureza.
Parque do Passaúna
O parque foi inaugurado em 1992, com uma área aproximada de 6,5 milhões m² e com a finalidade de preservar a qualidade da água da represa do Rio Passaúna, principal fonte de abastecimento de água de parte da cidade de Curitiba.
Além de estar em uma região muito bonita e bastante tranquila, o parque permite a prática de alguns esportes aquáticos, como o Stand-up Paddle e caiaque.
Além do lago, destaca-se no parque o mirante que proporciona um belo visual da região.
Bosque do Papa
O bosque foi inaugurado em 1980, possui uma área aproximada de 46 mil m² e abriga mais de 30 araucárias.
O Bosque do Papa tem este nome pois recebeu a ilustre presença do Papa João Paulo II. No bosque estão 7 casas tipicas polonesas, entre elas a casa visitada pelo Papa, onde ele rezou uma missa que depois virou uma capela e abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa (Virgem Negra de Czestochowa), padroeira da Polônia.
Bosque do Alemão
O bosque possui uma área aproximada de 38.000 m² e faz homenagem a uma das etnias que colonizaram o estado do Paraná.
O Bosque possui uma réplica da fachada de uma casa (Casa Milla) feita por imigrantes alemães no centro da cidade e do outro lado do parque está uma réplica de uma igreja presbiteriana, o Oratório de Bach. As duas construções originais foram feitas por imigrantes alemães na cidade de Curitiba e possui uma trilha (que liga as duas construções.
No percurso da trilha nos painéis de azulejos temáticos, são expostos partes do conto de “João e Maria” dos irmãos Grimm. O ponto alto da trilha é a biblioteca infantil, chamada a “casa da bruxa”, onde “bruxas” e “fadas” contam histórias infantis com intérprete de libras.
Parque São Lourenço
O parque foi inaugurado em 1972, com uma área aproximada de 203.918 m² e na época existia uma fábrica de cola no local.
O parque é uma boa pedida para quem deseja praticar esportes, cultura e lazer, com pista para caminhadas, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica e até mesmo uma pista de rolimã, além do Centro de Criatividade de Curitiba, a Casa Museu Erbo Stenzel e o Teatro Cleon Jacques.
Ideal para levar as crianças, brincar com os pets, andar de bike, apreciar a natureza e curtir bons momentos! Um picnic cai bem aqui também ou quem sabe um churrasco nas churrasqueiras do parque.
Bosque Zaninelli / Unilivre
O bosque foi inaugurado em 1992, com uma área aproximada de 37.000 m² , criado a partir de uma área verde regenerada naturalmente após ter sido utilizada – desde 1947- para exploração de granito, o que originou um grande paredão de pedra e os lagos.
Outras atrações do bosque são a mata nativa em volta da pedreira, a passarela no túnel vegetal que desemboca frente à pedreira e espelho d’água do lago com aproximadamente 120 m de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.
Jardim Botânico
O Jardim foi inaugurado em 1991, com uma área aproximada de 178.000 m² e é considerado o 4º maior jardim botânico do país, além de ser uma unidade de conservação e não um parque.
Sem sombra de dúvidas, é um dos lugares mais belos de Curitiba, além de ser considerado um dos principais cartões postais da cidade, sendo também o ponto turístico mais visitado.
Famoso pelos jardins no estilo francês e principalmente pela sua emblemática estufa, inspirada em um antigo Palácio de cristal inglês.
Possui lagos, pistas de exercícios, museu botânico, lanchonete e o fantástico Jardim das Sensações destinado as pessoas com deficiência visual.
Visitar os parques de Curitiba faz parte do cotidiano dos curitibanos. Para os turistas, tenho certeza que é uma experiência inesquecível.
Até a próxima Viagem Acessível.
2 Comments
Patricia Marcia
Gostaria de saber a duração da viagem pars Curitiba/ Parques , e valores, datas de saida. Sou cadeirante mas uso um andador em casa.
Arthur Minniti
Obrigado Patricia pelo seu comentário.
Sua solicitação será respondida para o seu email por um dos nossos agentes.