Capitólio

Viagem para Capitólio, MG: uma experiência inesquecível

Para começar, só as paisagens são de tirar o fôlego e já seriam suficientes para você fazer as malas e acrescentar essa cidade à sua lista de viagens. Capitólio, MG, é uma joia da natureza mineira, fazendo parte dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, além de oferecer muito mais que a contemplação das belezas naturais. São cachoeiras, trilhas, esportes radicais, artesanato local e, claro, a boa e famosa comida mineira. Vamos iniciar essa viagem aqui em nosso site mostrando o que fazer, onde comer, quanto tempo ficar e a melhor época para fazer uma viagem para Capitólio. 

Melhor época para uma viagem para Capitólio 

Planejar o período da estadia quando já temos o destino definido é essencial para o sucesso da viagem. Como os lagos e cachoeiras são os principais atrativos, escolher um período do ano mais quente fará você aproveitar mais. No entanto, no verão, há mais chances de chuva e trombas d’água. Portanto, prefira os meses entre março e maio ou agosto e dezembro, que ainda estão quentes para os banhos gelados, e com pouca chance de temporais. Você também pode aproveitar o destino em junho e julho, mas provavelmente seus passeios serão mais contemplativos e com menos mergulhos. 

Principais pontos turísticos da sua viagem para Capitólio 

A grande atração é o Lago de Furnas com mais de 1400 km², é um dos mais extensos do mundo e banha 34 municípios. Cercado pelos cânios, o “Mar de Minas” com suas águas claras e bem verdinhas é o cartão postal de Capitólio, o chamariz perfeito para quem quer ter experiências inesquecíveis em meio à natureza. Você pode fazer nossos passeios de catamarãs ou chalanas, que são embarcações mais coletivas e acessíveis; ou ainda optar por lanchas, que comportam até 12 pessoas, caso queira um passeio mais exclusivo. Só escolher o que mais te atende ou ao seu grupo e curtir a paisagem nas águas tranquilas. 

Falando dos cânios, o Mirante dos Canyons também deve estar na sua lista de locais para explorar. Lá, é possível aproveitar trilhas e até fazer rapel. Mas não se preocupe, é possível acessar a atração por carros com curtas caminhadas, fazendo do passeio uma ótima pedida para toda a família. 

Alugue o seu carro acessando aqui.

O acesso é pela estrada MG-050 e há três atrações nesse local: Mirante Central, onde o turista pode usar banheiros químicos e até descansar em tendas montadas para receber o público. Ali também é possível registrar o momento na pedra mais fotografada de Capitólio. Há também o Mirante do Apaixonado, onde as águas formam um coração com as rochas. Saindo dali, em uma rápida caminhada você encontra a Cachoeira do Mirante dos Canyons, com um poço para nadar e relaxar. 

Cachoeira Lagoa Azul

A Trilha do Sol é uma caminhada ecológica de, aproximadamente, 4 km e que leva a belas cacheiras de águas transparentes. São elas: Mirante do Cânion, Cachoeiras No Limite, do Grito e Poço Dourado, essa última possui esse nome por apresentar águas claras com um fundo de areias douradas. Famosa também pelas pedras empilhadas que se tornaram lindas esculturas. Pelo caminho, bromélias, samambaias e musgos embelezam ainda mais a atração. É o ponto turístico com caminhada mais longa. 

Quer outra opção para se refrescar? Então insira a Pedreira Lagoa Azul no seu itinerário. O local já serviu para extração de quartzo e ali surgiu uma lagoa em tom azulado (atualmente mais esverdeado) e apresenta uma paisagem incrível. 

O Paraíso Perdido possui 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água cristalinas sobre pedras de quartzito numa região próximo de cerrado. É uma opção para o visitante aproveitar o dia todo já que são muitos pontos para conhecer e desfrutar. 

Ecoturismo na sua viagem para Capitólio 

Voo de balão: que tal voar em um balão e ter uma vista privilegiada e majestosa de todo esse paraíso que é Capitólio? Essa é outra opção de lazer que turistas podem aproveitar na cidade. Depois do passeio, a empresa responsável ainda oferece um café de manhã especial para encerrar a experiência. 

Mergulho em água doce: para quem curte o esporte, as águas claras e cheias de peixes são ideais para cair de cabeça nessa experiência embaixo d´água. Em alguns pontos mais profundos (90 metros) é possível ver embarcações submersas, pontes e ruínas de cidades inundadas para a construção da hidrelétrica de Furnas. 

Bikes: algumas trilhas e parques da cidade oferecem espaço para turistas que gostam de praticar esse esporte. É só colocar os equipamentos de segurança e força no pedal! 

Ciclista apoiado na bicicleta curtindo o pôr-do-sol.

Off-road: outra maneira de explorar a região é pegar as trilhas motorizadas com jipes e picapes. Uma experiência de aventura em velocidade. 

Trekking: a prática do esporte também é bem comum nesse destino. As principais trilhas são: Belezas do Lago, Morro do Chapéu e Cachoeira do Lobo. 

Rapel: os grandes paredões naturais permitem a prática do rapel. Entre rochas e quedas de água, o turista pode vivenciar uma experiência inesquecível e de acelerar o coração. 

Pessoa praticando rapel

A famosa comida mineira 

A gastronomia de Minas Gerais é muito conhecida diversos pratos típicos, no entanto, você vai encontrar outras especialidades em Capitólio. Da cozinha mineira, você precisa experimentar o famoso feijão tropeiro, queijo canastra e os doces de leite, de abóbora e a goiabada cascão. Você também encontra esses produtos, como as cachaças locais, para comprar e levar um pedacinho das delícias de Minas para casa. 

O turista também vai encontrar pratos com peixes de água doce: tilápia e traíra. Alguns restaurantes oferecem a carne branca com receitas especiais de dar água na boca, como os restaurantes do Turvo e o Chico Pintado

Reserve a sua hospedagem acessando aqui.

Artesanato em Capitólio 

O artesanato é uma forte atividade local e uma opção para os turistas levarem um pedacinho de Capitólio e de Minas Gerais para casa. Dando uma voltinha pelo centro da cidade, você chega na Casa do Artesanato e na Capiart, onde encontra artigos de decoração, cerâmicas, panos de prato bordados a mão e deliciosas compotas de doces artesanais. A cachaça mineira também está entre os produtos comercializados. 

Quanto tempo ficar em Capitólio 

Para conhecer os principais pontos turísticos, o ideal é planejar uma viagem para Capitólio de, pelo menos, três dias. Para valer a pena mesmo e explorar outras atrações, a viagem pode durar de cinco a sete dias. 

Ficou interessado? Viaje para Capitólio com a gente enviando email para contato@viagemacessivel.com.br ou entre em contato através do telefone (41) 3077-7880.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *