Basilica de santa sofia
Istambul,  Turquia

Istambul e seus encantos – parte 1

Já pensou em visitar dois continentes no mesmo dia?

Istambul é a oportunidade, o Estreito de Bósforo divide este incrível lugar em uma parte Européia e outra asiática. Simmmm, Europa e Ásia na mesma cidade. 

barcos no Bósforo

São centenas de barcos que cruzam o leito de Bósforo diariamente. 

Istambul é se perder pelas ruas, pelos encantos dos aromas, admirar inúmeras mesquitas e claro, fazer compras nos famosos bazares e de quebra tomar pelo menos uma xícara de chá, né?

bazar

Se você gosta de pipoca e espera encontrar um carrinho em cada esquina, cada vez que sentir um cheiro doce esquece, porque o que voce encontrará são vendedores de castanhas assadas e de simit, um pãozinho redondo macio e saboroso com sementes de sésamo.

Istambul têm vários lugares para visitar, a Santa Sofia, a basílica foi erguida para ser a catedral de Constantinopla, depois foi convertida a mesquita e hoje é um Museu. Um lugar para se sentar e apreciar a sua intensa beleza e observar cada detalhe.

interior Basilica de santa sofia

Por falar em mesquita, não poderíamos deixar de falar da Mesquita Azul, essa construção impressiona já do lado de fora, são seis minaretes e uma cúpula central com 43 metros de altura para dar as boas vindas. 

Rica em detalhes como tudo em Istambul, são mais de 20 mil azulejos nos tons que dão o nome a mesquita e enfeitam o interior da cúpula.

Mesquita azul

Há mais de três mil mesquitas espalhadas pela metrópole. Nos momentos de oração – são cinco durante o dia todo – os turistas se encantam ao escutar o chamado dos fiéis, pois do alto do minarete uma voz masculina avisa quando é a hora de rezar.

Na Turquia, 99% da população é muçulmana, porém a maior cidade do país é muito cosmopolita. 

Booking.com

Entre a população, será muito comum ver mulheres com véus cobrindo a cabeça, ao mesmo tempo que, observamos grupos de garotas vestindo calça jeans e conversando entre amigos tranquilamente na praça.

Em um próximo post vou falar mais sobre o lado asiático que também vale muito a pena visitar,  deixe seu comentário e até a próxima viagem acessível!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *