Istambul e seus encantos – parte 1
Já pensou em visitar dois continentes no mesmo dia?
Istambul é a oportunidade, o Estreito de Bósforo divide este incrível lugar em uma parte Européia e outra asiática. Simmmm, Europa e Ásia na mesma cidade.
São centenas de barcos que cruzam o leito de Bósforo diariamente.
Istambul é se perder pelas ruas, pelos encantos dos aromas, admirar inúmeras mesquitas e claro, fazer compras nos famosos bazares e de quebra tomar pelo menos uma xícara de chá, né?
Se você gosta de pipoca e espera encontrar um carrinho em cada esquina, cada vez que sentir um cheiro doce esquece, porque o que voce encontrará são vendedores de castanhas assadas e de simit, um pãozinho redondo macio e saboroso com sementes de sésamo.
Istambul têm vários lugares para visitar, a Santa Sofia, a basílica foi erguida para ser a catedral de Constantinopla, depois foi convertida a mesquita e hoje é um Museu. Um lugar para se sentar e apreciar a sua intensa beleza e observar cada detalhe.
Por falar em mesquita, não poderíamos deixar de falar da Mesquita Azul, essa construção impressiona já do lado de fora, são seis minaretes e uma cúpula central com 43 metros de altura para dar as boas vindas.
Rica em detalhes como tudo em Istambul, são mais de 20 mil azulejos nos tons que dão o nome a mesquita e enfeitam o interior da cúpula.
Há mais de três mil mesquitas espalhadas pela metrópole. Nos momentos de oração – são cinco durante o dia todo – os turistas se encantam ao escutar o chamado dos fiéis, pois do alto do minarete uma voz masculina avisa quando é a hora de rezar.
Na Turquia, 99% da população é muçulmana, porém a maior cidade do país é muito cosmopolita.
Booking.comEntre a população, será muito comum ver mulheres com véus cobrindo a cabeça, ao mesmo tempo que, observamos grupos de garotas vestindo calça jeans e conversando entre amigos tranquilamente na praça.
Em um próximo post vou falar mais sobre o lado asiático que também vale muito a pena visitar, deixe seu comentário e até a próxima viagem acessível!!