Adesivo com QR Code
Barcelona,  Espanha

Acessibilidade no transporte de Barcelona para deficientes visuais

Fala galera! O QR Code é uma ferramenta  muito útil para quem é deficiente visual. Aos poucos as empresas vão descobrindo que o QR Code pode ser um aliado na acessibilidade e vão implementando soluçÕes para quem busca informação através do smartphone.

O sistema de transporte em Barcelona, na Espanha, está recebendo diversos adesivos com QR Code para guiar e orientar as pessoas que não enxergam durante o seu trajeto pela cidade.

Barcelona inova na acessibilidade para os deficientes visuais, isto mesmo eles disponibilizaram o adesivo que recebe um QR Code oferecendo aos usuários informações sobre o local onde estão e alertas de obstáculos até a plataforma de embarque.

O programa é do Transportes Metropolitans de Barcelona (TMB) com a finalidade de tornar a cidade mais fácil de acessar por seus milhares de cidadãos com deficiência visual. 

Os adesivos estão sendo colocados perto de saídas, plataformas, escadas rolantes, bilheterias, interfones e corredores.

O sistema de QR Code foi desenvolvido pelo Mobile Vision Research Lab da Universidade de Alicante, em parceria com a startup espanhola NaviLens. Usando uma câmera de smartphone e um aplicativo gratuito, pessoas com deficiência visual podem escanear os códigos com até 12 m de distância do adesivo e escutar as informações armazenadas dentro de cada um deles, como por exemplo, ouvir cronogramas de transporte público e descrições físicas do ambiente ao seu redor.

Aproveita essa dica de acessibilidade e entre em contato com os nossos agentes e garanta a sua próxima viagem para a bela e inovadora cidade de Barcelona!

Boas férias e até a próxima Viagem Acessível.

Fonte: Technology Review

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *