Um cacho de uva sendo colhido com uma tesoura
Bom Retiro,  Brasil,  Campo Belo do Sul,  São Joaquim,  Treze Tílias

Roteiro das vinícolas da região de Santa Catarina

O roteiro das vinícolas é uma excelente opção de passeio para apreciadores de um bom vinho, não é mesmo?

Vamos contar tudo sobre esse turismo.

Cacho de uva

O roteiro das vinícolas da região de Santa Catarina é ideal para quem deseja conhecer mais do que ambientes litorâneos e apreciar outras belezas, culturas, gastronomias e curiosidades que as regiões turísticas brasileiras têm a oferecer.

Nosso corpo parece pedir uma taça de vinho de qualidade quando as temperaturas caem. Por isso, é importante conhecer um roteiro agradável, de qualidade e com bons atrativos para visitar e tornar sua viagem inesquecível.

Se achou a ideia interessante, então é hora de conhecer tudo para elaborar um roteiro das vinícolas da região de Santa Catarina e apreciar o que a maior ofertante de enoturismo do país tem a oferecer. Acompanhe até o final e comece já organizar as malas que nós organizaremos o restante!

Porque investir em um roteiro das vinícolas 

Realizar um roteiro das vinícolas é uma experiência um tanto inigualável., porque foge do conceito tradicional de um passeio que diz respeito a água, banho, algumas aventuras e outras coisas. É um momento de calmaria, sensações e de desenvolver a sensibilidade, em especial  – o paladar.

Além da oportunidade de conhecer mais da cultura local, da gastronomia, da história e suas tradições, os visitantes poderão conhecer todo o processo de preparação do vinho. O que faz a viagem ser uma boa opção até para os menos apreciadores de vinho, não é mesmo?

Essa atividade está ligada ao enoturismo. Que trata da atividade turística de apreciar diferentes tipos de vinho e conhecer todo o seu processo de produção. Desde as técnicas do plantio da uva, colheita, processamento, até a finalização da bebida e dependendo da época que planejar, pode incluir a tão sonhada festa da Vindima, o momento da colheita, esta sim é uma experiência única, com direito a café da manhã sob os parreirais e a pisa das uvas revivendo os costumes e memórias da região.

4 pessoas brindando em meio ao parreiral em um dia de sol.

Sem dúvida, essa viagem oferece uma experiência incrível. Sobretudo, pela oportunidade de além de obter esse conhecimento citado acima, poder observar belíssimas paisagens e ainda degustar da gastronomia local.

Roteiro das vinícolas da região de Santa Catarina

O encantador mundo dos vinhos atrai apreciadores e também aqueles que não são tão envolvidos nesse setor por conseguir ser extremamente interessante e apaixonante. Contudo, a região com maior autoridade no ramo é a de Santa Catarina.

Aproveite e alugue o seu carro com a menor tarifa acessando aqui.

Para que conheça mais sobre cada parada, faremos um roteiro de algumas vinícolas com todas as informações pertinentes a cada uma delas.

Thera

A Thera fica localizada na cidade de Bom Retiro, aproximadamente 140 km da capital Florianópolis (2h30 de viagem), próxima a BR-282. Nela as visitações aos vinhedos e as degustações dos vinhos de produção própria acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos.

A opção também oferece um aconchegante e atrativo wine bar para quem aprecia boas bebidas. 

Villa Francioni

Situada a 238 km de Florianópolis, na cidade de São Joaquim, a Villa Francioni oferece passeios aos visitantes pelas vinícolas, com profissionais explicando todo o processo de produção. Sendo assim, ao final, são encaminhados a uma sala, ao lado das barricas de carvalho Francês, onde degustam 4 dos principais rótulos.

Uma bela curiosidade sobre o lugar que está no roteiro das vinícolas, é que ele possui uma galeria de artes, por onde já passaram obras de artistas nacionais e internacionais para apreciação dos turistas, sem contar a arquitetura que é muito linda.

Villaggio Bassetti

Ainda na cidade de São Joaquim, temos Villaggio Bassetti. A única que oferece vias asfaltadas em volta de seus vinhedos. Atuante desde 2005, Villaggio é fruto da união da família Pioli e Basseti após fugirem das instabilidades políticas na península.

Durante a visita, é possível conhecer a cultura, dos habitantes da cidade, a música, além da gastronomia local, casada a bons vinhos dentro dos 5 rótulos produzidos pela Villaggio Bassetti. Portanto, se estabelece como uma excelente opção dentro do nosso roteiro das vinícolas.

Abreu e Garcia

Desde os anos 2000, as famílias Abreu e Garcia desenvolveram a enocultura na fazenda Campo Belo, na cidade de Campo Belo do Sul.

Há 950 metros acima do mar, a vinícola oferece degustação da cartela de vinhos, junto a pratos especiais da alta culinária produzidos na boutique Abreu Garcia. 

A paisagem delicada e harmoniosa dos 10 hectares de vinícola faz com que você queira sempre retornar. Em especial pela variedade de uvas cultivadas para a produção de vinhos brancos, tintos e espumantes.

Kranz

Essa é a responsável por diversos vinhos premiados. A vinícola Kranz está situada na cidade de Treze Tílias.

Sua estrutura completa conta com restaurante, playground, capela e até uma horta orgânica. Assim, o visitante se sente totalmente abraçado e pode aproveitar o dia no local.

Entre tantos oferecimentos do local, existe a degustação infantil. Um cardápio especial com sucos produzidos no local e alimentação leve, para ganhar o gosto dos pequenos. Visitações, vista do pôr do sol e outros eventos também fazem parte da sua programação.

Melhor época para realizar o roteiro das vinícolas

Existem diversas épocas que podem favorecer uma viagem às vinícolas catarinenses. Afinal, são muitos atrativos durante todo o ano. Porém alguns períodos se destacam.

Viagem estilo romântico são feitas mais durante o inverno devido as temperaturas mais amenas, favorecendo ao romantismo. Já quem deseja acompanhar o início das colheitas com a festa da Vindima, deve realizar a visita durante o verão. Assim, assiste as primeiras partes do processo de produção.

Outra época excelente para conhecer as vinícolas é durante o mês de junho. Anota aí, dia 5 se comemora o dia do vinho e o mês é repleto de agendas e comemorações interessantes aos moradores e também aos turistas.

Se está programando a próxima viagem, certamente deve incluir o roteiro das vinícolas, uma opção que vale a pena e não trará arrependimentos. Pois, esses passeios oferecem conforto, sofisticação, elegância, novidade e muito conhecimento.

Quer fazer um roteiro só seu e visitar apenas os locais que te interessam? 🙋‍♀️

Nossa equipe ama este roteiro e fará tudo de modo personalizado para que você tenha uma experiência única, aproveite porque sua preocupação será apenas planejar o que levar na mala!! 🤗🥰.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *