Xícara do café e o nascer do sol ao fundo
Brasil,  São Lourenço

São Lourenço, MG: viagem com sabor de café e de águas minerais

Ahhh, aquele cheirinho de café passado na hora…quem mais ama esse aroma? E aqueles doces em compotas para degustar com um queijinho de minas? É, essa viagem é para dar água na boca e matar a sede. Estamos falando de São Lourenço, cidade localizada no sul de Minas, famosa pelas fontes de águas minerais, também produtora dos melhores doces do estado e vizinha de fazendas que cultivam a bebida mais querida dos mineiros: o café. 

Nós vamos falar mais dessa viagem com sabor de café e de águas mineiras, só que antes de começar têm uma coisa que você precisa saber: esse é um passeio com clima super familiar. Ao conhecer São Lourenço, percebemos que o perfil de turistas é bem variado, mas encontrar casais com crianças e idosos, ou até casal de namorados é muito comum.

Tanto que algumas hospedagens preparam programações especiais para esse público. E é só deixar que a gente entra em contato com o hotel, organiza e depois te contamos o tema das festas promovidas durante a sua estadia, para que seja muito especial.   

Reserve seu hotel com a menor tarifa, acessando aqui!

Agora vamos para mais detalhes de alguns passeios que não podem ficar de fora da sua viagem a São Lourenço. 

Rota do Café Especial 

O sul de Minas é uma região muito conhecida pela produção de cafés especiais, ou gourmets. Se você não é tão apreciador da bebida e não percebe diferenças de sabores entre os tipos de café, temos certeza que depois desse tour, nem açúcar vai usar mais para adoçar…rsrs. Calma, nós já vamos explicar isso mais pra frente. Se você é amante da bebida, sabe bem o que estamos falando! Hahaha. 

Nessas experiências pelo mundo do café, os turistas podem optar pela visita guiada do Pé a Xícara; por um vôo de balão pelos cafezais da Fazenda Sertão e/ou por um passeio para contemplar o pôr do sol na Pedra do Rapel. 

Do Pé à Xícara

A opção mais procurada é a visita do Pé à Xícara, que começa na cafeteria da Unique Café, dona dos cafezais em Carmo de Minas. Ali, as pessoas são distribuídas em carros 4×4 ou micro-ônibus, dependendo do tipo de acomodação escolhida. Rumo à fazenda, você vai passar pelas estradinhas de chão entre as plantações de café e fará a primeira parada para ver de perto os pés e frutinhos de café. Lá, o guia conta um pouco sobre o processo de plantio, colheita e seleção do fruto que é feito desde 1912. Você vai ter um tempo para fotografar no mirante com uma vista linda para os campos de plantação. Dali, o giro segue para a sede da fazenda, que hoje é o Museu do Café, e conta toda a história da família Sertão por meio de objetos, coleções antigas, documentos e recortes de jornais. Tudo para mostrar a trajetória de quem fez e continua fazendo o café com recorde mundial na pontuação do maior concurso do ramo, em 2005, o Cup of Excellence. 

As acomodações mantêm móveis da época em que a família Sertão morava na fazenda como por exemplo o quarto da matriarca Nazareth Dias Pereira, conhecida por vovó. 

Na sala, os visitantes se acomodam e eis o momento de provar o café especial. Mas antes você vai experimentar um dos tipos populares encontrado em supermercados, como o Extraforte. Tudo sem açúcar. Esse momento é de fazer careta, mesmo! Mas o que vem a seguir vai te surpreender: ao tomar o café selecionado e produzido pela fazenda, uma surpresa: não precisa mesmo adoçar. O gosto da bebida é marcante e qualquer outro componente estraga o paladar. Junto com o “pretinho necessário”, você vai comer deliciosos quitutes mineiros preparados pela cozinheira da família. É pão de queijo, bolo de fubá, biscoitinhos caseiros….aii uma verdadeira delícia esta programação! 

Mas o passeio só termina em outra cafeteria do grupo, onde você vai ver o processo de torra do café em equipamentos especiais. E, claro, pode comprar seus pacotes de café Unique para levar para casa. 

Gostou? É só falar com a gente que organizamos tudo para você e sua família viverem essa experiência incrível do pé à xícara! 

Águas Minerais e Terapêuticas

São Lourenço é a principal cidade do Circuito das Águas, onde os turistas vão encontrar nove fontes de águas minerais diferentes, com diversos sabores e indicações terapêuticas. É isso mesmo! E tudo isso fica dentro do Parque das Águas, onde é possível também fazer passeios em meio à natureza, andar de pedalinho ou bicicleta, jogar peteca, vôlei e futebol. 

Mas as grandes atrações são as fontes que são águas do tipo gasosa, Magnesiana, Sulfurosa, Alcalina, Carbogasosa e Ferruginosa. Prová-las é uma experiência diferente, pois os gostos são bem variados e marcantes. Mas as indicações contra depressão, anemia, doenças renais, diabetes, entre outras, valem o esforço! 

Dá para tomar banhos hidroterápico também no Balneário SPA com óleos essenciais, ofurôs, duchas e massagens. Para conseguir viver essa experiência de relaxamento completo, o agendamento com antecedência é o mais garantido.

Efeito da água caindo nas mãos

O calçadão com bares e restaurantes 

Bem pertinho do parque e das principais hospedagens, está o calçadão de São Lourenço com oferta de bares e restaurantes para todos os gostos. Os estabelecimentos funcionam o dia todo com opções de comidas caseiras para almoço, deliciosos pastéis, petiscos e sanduíches para apreciar à noite. É nesse espaço que também fica a Unique Café e a loja de doces São Lourenço. Tudo isso em um clima super agradável, com mesinhas e cadeiras na própria calçada e boa música ao vivo. 

Outros pontos turísticos para visitar 

O passeio de Maria Fumaça Trem das Águas também pode estar em seu roteiro. Em um trajeto de 20 km, a locomotiva parte da estação central de São Lourenço até Soledade de Minas. Durante o percurso, além da experiência de estar em um vagão com poltrona e instalações antigas, é possível se deliciar com quitutes mineiros. 

Para quem é religioso, vale uma passagem pela Capela Nhá Chica, com uma construção bem pitoresca com cacos de azulejos e pela Basílica Menor de São Lourenço Mártir

Melhor época do ano para visitar São Lourenço 

Casal com filho na frente da Maria Fumaça

A cidade é um destino para conhecer o ano todo, mas para quem gosta de friozinho, o clima da Serra da Mantiqueira faz a temperatura cair e chegar até 0º no inverno.  

Vamos viver essa experiência na terrinha mineira juntos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *