Confira um roteiro com 9 atrações para conhecer em Belo Horizonte
Belo Horizonte é aquele grande centro que oferece muitas opções de diversão, mas com um jeitinho aconchegante do interior. Diferente das outras capitais da região sudeste, BH tem essa característica especial por ter sido ocupada por mineiros que vieram de outras cidades do estado. A vida acelerada compete com um estilo mais tranquilo, de quem preza pela boa prosa, um cafezinho e, claro, um delicioso pão de queijo no meio da tarde.
A cidade é rica em cultura, arte e com uma gastronomia sensacional. Você vai conhecer museus, centros culturais, bares, restaurantes e praças encantadoras. Nós elaboramos um roteiro com 11 atrações para conhecer em Belo Horizonte, super acessíveis e com vocação para divertir toda a família.
Esperamos que o encanto de cada pedacinho dessa cidade conquiste seu coração e entre na lista da sua próxima Viagem Acessível. Vamos lá!
- Praça do Papa
Um dos cartões postais, a Praça do Papa está entre as atrações para conhecer em Belo Horizonte. Localizada ao pé da Serra do Curral, no local é possível contemplar um belo pôr do sol, sentar no gramado e até fazer um piquenique. O “Monumento à Paz” – a cruz cravada bem no alto da praça – é o grande destaque, construída para lembrar a visita do Papa João Paulo II a BH, em 1980.
- Parque das Mangabeiras
Bem pertinho da Praça do Papa, os turistas podem conhecer outro ponto turístico que mostra o horizonte tão belo que a cidade tem. O parque urbano é um dos maiores da América Latina e está de braços abertos para toda a família. Por preservar uma grande área de mata nativa, é possível ver diversas espécies de animais como, micos e quatis; mudas de plantas silvestres e nascentes de rios.
O ponto central é a Praça das Águas, um show de paisagem natural e que já vale a visita. No mesmo local, fica o Mirante das Mangabeiras, onde os visitantes podem aproveitar uma vista privilegiada da cidade. Vale respirar o ar puro dessa atração em meio ao centro urbano.
- Feira Hippie
A tradicional feira acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal. Tem de tudo, como várias opções de comida, artesanato, artigos de decoração, moda e até shows ao ar livre. É preciso estar disposto para andar pelas barraquinhas ao longo da principal avenida central da cidade são muitas e a diversidade de opções encanta.
- Circuito Liberdade
Concretizado em 2010, o projeto Circuito Liberdade reúne 15 instituições compostas por museus, centros de cultura e de formação, localizadas nas proximidades da Praça da Liberdade, outro conhecido cartão postal de BH. Nesse complexo, o turista pode conhecer o Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros importantes equipamentos culturais. Durante todo o ano, há uma repleta programação artística envolvendo shows, saraus, teatros, exibição de filmes, exposição e muito mais.
Do lado de fora dos prédios, destaque para a Praça da Liberdade, que compõe o complexo paisagístico e arquitetônico. As altas palmeiras completam o charme dessa praça que fica no coração da cidade. No fim do ano, ganha uma iluminação especial de Natal, um verdadeiro show de luzes.
Bem pertinho da Praça da Liberdade, na região da Savassi, também concentram-se restaurantes e bares badalados, com destaque para Dona Lucinha, muito famoso e destino certo de quem conhece a capital.
- Mercado Central
Uma joia no centro de BH, o Mercado Central é uma parada obrigatória. Além de poder comprar diversos produtos típicos como cachaça, queijo, doce de leite, você pode fazer um tour pela cultura e arte mineira. São centenas de lojas que vão fazer você se encantar ainda mais por esse pedacinho do Brasil.
- Praça da Estação
Esse ponto turístico é onde fica a Estação Central da Estrada de Ferro do Brasil, que recebia e despedia passageiros dos trens que circulavam pelo país. Ali, encontra-se o Museu Arte e Ofícios com mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX. A proposta é dar espaço ao universo do Trabalho, das Artes e dos Ofícios no Brasil.
A Praça da Estação também é o coração do carnaval de BH, que vem crescendo significativamente nos últimos anos.
- Lagoa da Pampulha
Ah, esse lugar! Com 18 km de extensão, a Lagoa da Pampulha é o lugar para passar uma manhã ou tarde toda. É possível locar bicicletas individuais, duplas ou até em “tamanho família” para curtir a paisagem. Dá para se refrescar ou fazer um lanchinho ao longo do percurso, pois há pontos de vendas de comidas e bebidas.
Sem falar no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, elaborado por Oscar Niemayer, e que tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade em 2016. Os prédios arquitetados por Niemayer são: Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Igreja de São Francisco de Assis – a famosa Igrejinha da Pampulha – e o Iate Tênis Clube. Em todas elas, a marca registrada do arquiteto: projeções em curvas que completam o charme da Lagoa.
- Mineirão
Outra atração para conhecer em Belo Horizonte é o Estádio do Mineirão. Engana-se quem pensa que vai só ver o campo e as arquibancadas. O estádio possui uma visita guiada por todos os espaços, além do Museu Brasileiro do Futebol dividido em diversas salas e onde os turistas podem conhecer curiosidades do estádio e também do futebol mineiro e brasileiro.
- Gastronomia no bairro Santa Tereza
Considerado um dos bairros mais boêmios da cidade, Santa Tereza abriga tradicionais bares e restaurantes. Se você quer experimentar a marcante culinária mineira, além de música boa, é claro, precisa passar por lá. Vamos listar alguns estabelecimentos que merecem sua visita: Bolão, Parada do Cardoso, Köbes, Temático, Bartiquim e o Bar do Orlando. Para quem está disposto a explorar os quarteirões desse bairro encantador, vai encontrar também creperia, hamburgueria, cachaçaria, pizzaria, empório e até restaurante italiano.
Quando ir?
Belo Horizonte é uma cidade para visitar o ano todo. A única ressalva é que, se você não quer tumulto, fuja do período do carnaval. E como a gastronomia é a principal atração de Belo Horizonte, a dica é ficar de olho no calendário de eventos, como o tradicional Festival Comida di Buteco, que normalmente acontece no primeiro semestre.
Já arrumou suas malas? Vêm com a gente nessa viagem pela cultura, arte e gastronomia mineira, montamos o roteiro personalizado para você curtir e conhecer BH de uma forma diferente.