Várias pessoas brindando com taça de vinho
Bento Gonçalves,  Brasil

Vinícolas e outros atrativos para visitar em Bento Gonçalves em duas épocas do ano

Estão prontos para uma viagem à capital brasileira do vinho? Sim, nós queremos muito levar você para ter experiências incríveis nas vinícolas e em outros atrativos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. 

Se você é daquelas pessoas que ama degustar um bom vinho e espumante e, mais ainda, busca entender os tipos de uva, de cultivo e quer conhecer o processo de produção da bebida, esse roteiro voltado ao enoturismo no Brasil que preparamos ficará na sua história. Olha que não estamos exagerando porque o lugar é considerado a “toscana brasileira”. Pois é! 

Não é só porque o destino tem vinícolas que é comparado à cidade europeia. A região foi colonizada por italianos e tem a cultura desse povo muito viva. Por isso, você vai encontrar diversas tradições italianas, a alegria e animação típicas nas festas locais, além dos restaurantes especializados em massas. 

Várias opções de pratos de massas

Como são muitas vinícolas e pontos turísticos para conhecer, nós vamos falar daquelas que não podem ficar fora do passeio, mas caso queira passar por outros locais que não citamos aqui, é só entrar em contato com nossos agentes para que seu roteiro personalizado fique completo para essa região encantadora. 

Quando visitar a região?

Eis um dilema. Quando falamos da Serra Gaúcha, pensamos naquele friozinho para aproveitar com comida gostosa, bela paisagem e a atração principal: vinhos. Para isso, os melhores meses são entre maio e agosto, quando as temperaturas podem ficar até negativas. 

Mas se quiser conhecer todo a colheita da uva, pisar naqueles barris cheios de uva – o período chamado de Vindima – vai precisar escolher os meses de janeiro a março. 

Se está na dúvida, leia até o final que vamos tentar te ajudar a escolher. E caso o coração esteja dividido, porque não visitar esse lugar encantador nas duas épocas, não é mesmo? É só conversar com nossos agentes, temos roteiros para todos os gostos e bolsos. 

Quanto tempo ficar? 

Já reserve pelo menos três dias para conseguir aproveitar as principais atrações. Se puder, estenda mais dois ou três dias para encantar-se de vez com esse destino que oferecemos. 

Reserve aqui o seu hotel com a melhor tarifa.

Vinícolas para visitar em Bento Gonçalves 

Várias taças com diversos tipos de vinho como branco, tinto, rose e suas variações como Malbec, Cabernet e outros
Glasses with wine. Red, pink, white wine in glasses. set of glasses with red, white and rose wine Tasting wine in the vineyard.

Na Vindima – colheita da uva

Como já falamos, são muitas opções de vinícolas, mas vamos destacar algumas que proporcionam experiências incríveis no período de colheita da uva, e outras para conhecer em qualquer época do ano, principalmente, no charme do inverno. Existem dezenas de vinhedos e vamos falar de quatro aqui:  

  1. Casa Valduga

Você já deve ter ouvido falar dessa marca. Presente em mais de 20 países, a vinícola produz vinhos, brandies, grappa, espumantes e licorosos.  A tradicional produtora de uvas possui o maior complexo no Vale dos Vinhedos e oferece uma programação extensa no período da colheita – café da manhã embaixo dos parreirais; almoço; colheita e pisa; jantar, além de pacotes com hospedagem, alimentação, colheita da uva e degustação – E organizamos tudo para você viver essa experiência. 

Para aproveitar apenas o tour, é só escolher um horário, entre 9h30 e 16h30 e deixar que organizamos todas as reservas. Os turistas são surpreendidos em todo o caminho. Tem até apresentações musicais italianas ao vivo. Os passeios saem de hora em hora e levam toda a família em um carrinho especial. Ou seja, mobilidade super ok e isso deixa a gente muito feliz, né? 

A Casa Valduga também oferece curso de degustação para quem quer aprender mais sobre os aromas, cores e paladares. 

Lá pertinho tem outras duas vinícolas, a Larentis e Marco Luigi, que indicamos e podemos incluir no seu roteiro. 

  1. Cristofoli 

Outra opção incrível é essa vinícola da Família Cristofoli. A tradição italiana acompanha essa atração que faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas. 

Essa encantadora família tem a mesma missão que a gente: fazer pessoas colecionarem experiências incríveis em cada viagem. 

Por isso, eles oferecem degustação de vinhos e visita guiada pela propriedade; almoço harmonizado no vinhedo; Edredom nos Parreirais – um piquenique no meio da vinícola regado a vinhos finos –; entardecer com colheita e pisa de uvas, passeio de trator e brunch noturno. 

Calma que tem mais: se você contar pra gente que a viagem tem um motivo especial ou comemoração, nós vamos preparar uma experiência exclusiva com a Cristofoli para receber toda sua família e amigos. Pode ser aniversário de casamento, de vida, ou pelo simples fato de estarem todos juntos nesse passeio…vale muito à pena, nossos clientes adoram e nós mais ainda pois preparamos muitas surpresas para que a viagem se torne cada vez mais inesquecível.!! 

No inverno

  1. Dal Pizzol Vinhos Finos 

A Vinícola Dal Pizzol é outro atrativo que pode estar em nosso roteiro com uma proposta cultural e gastronômica muito interessante. Tem Ecomuseu com um acervo riquíssimo que expõe utensílios e ferramentas usados na produção e consumo de vinho; fotos; documentos e uma coleção de mais de 235 garrafas nacionais e estrangeiras de cinco continentes. Nessa exposição tem vinho produzido em Bento Gonçalves datado de 1927. Se quanto mais velho, melhor, esse deve ser muito bom, pena que só pode olhar e não apreciar! 

Na propriedade tem também a Enoteca Dal Pizzol com uma coleção especial da vinícola desde a fundação. 

  1. Cave Geisse 

Essa vinícola fica bem pertinho de Bento Gonçalves e foi fundada por um chileno que veio ao Brasil na década de 70 e produz quatro tipos de espumantes. Nesse passeio, o que chama atenção é a aventura em uma visita off-road – em carros 4×4 – por caminhos de mata fechada usados por imigrantes europeus ao chegarem à região, paradas em diferentes tipos de viniculturas e degustação dos espumantes. Ou seja, nessa atração todas as pessoas, idosos, pessoas com crianças de colo e deficientes físicos não terão problema com mobilidade.  

E aí, bora fazer uma viagem de experiência voltada para o enoturismo?

Nossa equipe é especialista em viagens personalizadas,  para que você tenha uma experiência única, aproveite porque sua preocupação será apenas planejar o que levar na mala e aproveitar cada momento da viagem, neste caso com moderação!! 🤗🥰.

Leave a Reply