Cachoeira do canion do Itaimbezinho com nevoeiro
Brasil

Encante-se com o circuito dos cânions em Santa Catarina

Conhecer o circuito dos cânions em Santa Catarina é uma atividade turística extremamente atrativa para quem gosta do contato com a natureza e de observar os fenômenos que ela promove ao longo dos anos e que permitem serem observados.

Existem cânions por todo o mundo. Alguns são muito famosos e conhecidos por todos os amantes do turismo no exterior, como o Grand Cânion por exemplo. Não há quem não tenha ao menos uma referência ao nome. 

Se você é apaixonado pela natureza e o que ela pode oferecer, confira o circuito dos cânions em Santa Catarina e comece já a planejar a sua próxima viagem e conheça as maravilhas do nosso país.

O que são os cânions

Cânion são profundos vales, com centenas de quilômetros, alguns chegam até cinco mil metros de profundidade. Quando já tomado forma, tornam-se grandes e exuberantes formas a serem admiradas na paisagem.

Para que a gente entenda a formação dos cânions, primeiro é necessário compreender a importância da água na modelagem do relevo, dos solos e das rochas.

Por onde a água corre, ficam as marcas; onde a água bate, as rochas vão se desgastando e transformam-se em pequenas partículas, os sedimentos, a exemplo da areia da praia ou a poeira.

Claro que, por serem formações naturais eles levam anos para serem formados, até mesmo pela sua grande estrutura, quando já formado.

Como realizar o circuito dos cânions em Santa Catarina

Como dissemos assim, existem cânions em todo o mundo. Por isso, vale a pena conhecer os existentes em nosso país. Eles ficam situados no estado de Santa Catarina, na divisa com Rio Grande do Sul. Sendo considerado o maior complexo da América do Sul.

Existem duas formas de realizar essa visitação. A primeira é realizar trilhas pela parte mais alta desses cânions e observar toda a paisagem abaixo. A segunda, é realizar a trilha pela parte de baixo e assim, observar toda a vista proposta de baixo para cima.

Circuito dos cânions em Santa Catarina

Mesmo com a grande quantidade dessas paisagens, existem alguns que são os mais procurados. Falaremos um pouco sobre cada um deles. E quais seus principais pontos.

Itaimbezinho

O Cânion de Itaimbezinho está entre os mais procurados no sul brasileiro. Localizado na cidade de Cambará do Sul. Sua particularidade está na forma vertical de seus abismos, que formam enormes fendas. Excelentes para as trilhas por baixo.

Itaimbezinho tem cerca de 5,8 km de expansão, com máximo de 2km de largura e seus penhascos chegam a 700m de altura. Além disso, está localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Reserve aqui o seu hotel com a melhor tarifa.

Vista frontal do canyon Itaimbezinho

Fortaleza

Dentro do Parque Nacional da Serra, está o maior cânion brasileiro. Batendo 7,5km de expansão e com pontos mais altos alcançando os 900 metros de altura. A diferença para o Itaimbezinho é que seus paredões são mais abertos e não possuem tanta verticalidade.

Reserve aqui o seu hotel com a melhor tarifa.

Essa beleza natural pode ser visitada por trilhas pela parte de baixo, que mostrarão a imensidão dos paredões a volta, afinal são considerados os maiores no Brasil. Se prepare para belas fotos e recordações desse lugar instagramável.

Vista do Canion Fortaleza

Malacara

Ainda no circuito dos cânions em Santa Catarina, dentro do Parque Nacional da Serra, junto ao Fortaleza, temos o cânion Malacara. A caminhada por ele, dura cerca de 3 horas, com uma média de 3,5 km de percurso.

Seus penhascos chegam a 700 metros de altura, com beleza única. Para conhecer essas belezas, é importante estar equipado com todos os EPIs que fornecem a sua segurança durante as trilhas. 

Reserve aqui o seu hotel com a melhor tarifa.

Monte Negro

O cânion Monte Negro fica entre os estados vizinhos. Localizado na cidade de São José dos Ausentes. Tem a maior altura entre o circuito dos cânions em Santa Catarina chegando a 1400 metros de altura. A visão de observação é incrível, em dias de maior visibilidade é possível ver o área litorânea do estado. Muito incrível.

O acesso a esse cânion é feito por uma estrada de chão, chamada de Silveira e fica situado a 40km da cidade. Para quem vai de carro, é possível estacionar a 1 km do cânion e realizar uma breve caminhada até chegar de fato nele.

Reserve aqui o seu hotel com a melhor tarifa.

Melhor época para visitar os cânions

Os turistas estão divididos aos que amam viajar para cidades em épocas de frio, outros que amam o verão para irem a praias, mas a verdade é que alguns lugares que desejamos conhecer é preciso saber a época correta para que possamos desfrutar totalmente da viagem.

Afinal a programação para que seja uma viagem inesquecível sempre ocorre, principalmente quando de trata de visitar os Cânions de Santa Catarina, pela tão esperada beleza que o lugar irá te proporcionar.

Por isso se você decidir ir no inverno a probabilidade de ter uma das vistas mais incríveis sobre os Cânions são muito maiores, já no verão as neblinas são constantes tornando mais difícil a visibilidade das paisagens.

Também torna-se um pouco mais complicado o verão, devido à chuva que pode ocorrer, então se você já programa a viagem toda, programe as estações também, afinal ter a oportunidade de ver lindas paisagens com Cânions exuberantes, vale muito a pena até para quem não curte muito o inverno.

Realizar um circuito dos cânions em Santa Catarina já encantou muitos turistas. É um experiência encantadora que promove o contato com a observação de uma beleza natural, causada por um fenômeno da natureza e quando fazemos essa análise, se torna ainda mais encantador.

Quer fazer um roteiro só seu e visitar apenas os locais que te interessam? 🙋‍♀️

É de extrema importância, realizar o circuito dos cânions em Santa Catarina com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Nossa equipe é especialista em viagens personalizadas, preparamos tudo para que você tenha uma experiência única e segura. Assim, será possível aproveitar as melhores rotas, os melhores lugares que a região oferece. 🤗🥰.

Leave a Reply