Escrita colorida Porto de Galinhas
Brasil,  Porto de Galinhas

Porto de Galinhas: uma viagem democrática para o paraíso pernambucano

Existe uma fala de um professor pernambucano que diz o seguinte: “O que encanta no Pernambuco? O encontro dos rios com o mar, da planície com os morros que a cercam, os contrastes sociais, as relações do novo com o antigo, do erudito com o popular…”. As marcas da mistura cultural desde a colonização ainda hoje desfilam por Pernambuco, na arquitetura, na culinária e, especialmente, na batida musical. Mas a modernização também dá o ar da graça principalmente em um dos pontos turísticos mais desejados no estado: Porto de Galinhas.

Ao contrário do que muitos costumam pensar, Porto de Galinhas não é uma cidade, mas sim uma praia que está situada no município de Ipojuca, pertinho de Recife,  capital de Pernambuco. A praia é conhecida pelas suas belas piscinas naturais que se formam na maré baixa, tendo a temperatura da água considerada agradável e, em alguns casos, até morna. Ah, sem falar nas águas cristalinas e a faixa de areia fofa e clarinha. 

Praia sem Barreiras


É em Porto de Galinhas que funciona o Praia sem Barreiras que como o próprio texto de apresentação do projeto diz: “tem por objetivo garantir o acesso ao lazer através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e os demais recifenses.” Essa iniciativa é vinculada à ONG Rodas da Liberdade. A equipe oferece às pessoas com dificuldade de locomoção banho de mar assistido e passeio de jangada pela praia e um giro incrível pelo mangue. 

Por falar no passeio de jangada, essa é a experiência mais famosa e incrível em Porto de Galinhas. Uma dica nossa pra você é levar um snorkel (ou alugar na hora) para mergulhar nas águas claras e ter a experiência de nadar em meio a peixes de várias cores e tamanhos, caranguejos, ouriços e até moreias. Incrível, não é mesmo? 

Explorar o manguezal é outra atração para ficar encantado por esse destino turístico e também é oferecida pelo projeto Praia sem Barreiras. Por uma trilha histórica dos escravos, sob o rio Maracaípe, os turistas passarão pela lama do mangue e terão a experiência de encontrar raízes aéreas da flora local, caranguejos, guaiamuns, xiés, peixes. Você sai dessa atração até mais “culto”…haha. Isso mesmo. O guia turístico explica todo o ecossistema do lugar, sua fauna, flora, importância ecológica e histórica. No final dessa aventura, um mergulho refrescante no rio Maracaípe coroa esse passeio. 

Água cristalina de Porto de Galinhas

O projeto Praia Sem Barreiras conta com monitores treinados, rampa de acesso e esteira na areia da praia que facilitam a vida de cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e crianças conduzidas pelos pais em carrinhos de bebê. 

O projeto funciona em dias e horários em que a maré está baixa e será possível aproveitar melhor. As informações são atualizadas no Instagram da ONG.


Outras praias próximas a Porto de Galinhas


Existem várias praias incríveis que valem a sua atenção na viagem, mas antes você terá de checar se algum desses passeios se adequam às condições que necessita. Mas não se preocupe! Nós, do Viagem Acessível, preparamos tudo para você, sua família e amigos. É só chegar e aproveitar os passeios. 

Nossa dica é inserir no roteiro de viagem uma passagem pela praia de Carneiros, Muro Alto, Maracaípe e Calhetas. 

Um pulinho em um paraíso alagoano

Maragogi está a 85 km de distância de Porto de Galinhas. Passar um dia nesse outro atrativo nordestino é uma opção para quem está fazendo essa viagem. Dá para pegar estrada bem cedinho, mergulhar com os famosos Sargentinhos e voltar ao território pernambucano.

Conheça as praias de Recife

Se você vai desembarcar no aeroporto de Recife, que tal inserir no seu itinerário as praias de Boa Viagem, Pina e Candeias? Conhecer a capital pernambucana acrescentará o combo da “viagem perfeita”. Além das praias, saboreie a gastronomia local, visite os museus e também dê uma voltinha no Centro de Artesanato para comprar aquela lembrancinha para a família e amigos. 

Quando ir a Porto de Galinhas?

Viajar em uma semana de maré baixa é garantir que você tenha a experiência de ver recifes e vida marinha. É assim que as piscinas naturais se formam. Isso costuma acontecer durante a lua cheia e a lua nova, mas se a maré estiver um pouco mais alta, talvez ainda seja possível realizar o passeio. Outro ponto a considerar é o período do ano em que as águas são cristalinas. Isso acontece entre novembro e abril. 

Hotéis acessíveis em Porto de Galinhas

Entre as recomendações de hotéis com adaptação estão: Hotel Vivá, Village, Pousada Brasileira, Flat Palace Hotel, Recanto do Lobo, Pousada Sereia do Porto, entre outros. São várias opções para diversos bolsos e nós preparamos tudo para você. 

Entre em contato com a gente pra bater um papo e sonhar essa viagem junto! 🖤

Leave a Reply