Criança caminhando de mãos dadas com adulto, descalços pelo Jardim Sensorial
Brasil,  Manaus

Manaus ganha primeiro jardim sensorial para auxiliar no tratamento de autismo e multideficiências

Fala galera! A dica de hoje é do Jardim Sensorial inclusivo que acabou de ser inaugurado na cidade de Manaus.

Na ultima Quinta-feira (14/02), Manaus ganhou o seu primeiro jardim sensorial, no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal (CMEE), localizado na rua Penetração, na Vila Amazonas, no bairro Parque Dez de Novembro.

O Jardim Sensorial Inclusivo – Elma Silva dos Santos, auxiliará no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Deficiência Visual, Auditiva, Intelectual, Mental e Física. 

Nele, as crianças estimularão a criatividade, a atenção, concentração e autonomia individual.

A principal função do Jardim Sensorial é estimular na retomada dos sentidos, aguçar a percepção adormecida e torna-la o mais real possível, transcendendo o espaço terapêutico e fazendo com que os alunos da unidade desenvolvam criatividade, atenção, concentração e autonomia individual.  

Foto da pista com 9 tipos diferentes de piso

O jardim conta com uma pista tátil com nove tipos de diferentes pisos, para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo além do equilíbrio e propriocepção das crianças. Os pisos contêm argila expandida, cascas e pedriscos de pneus, pedra dolomita branca de diversos tamanhos, grama sintética e vegetação artificial. 

Essa foi mais uma parceria que a prefeitura fez com empresas privadas por intermédio da Semppe. A empresa parceira da prefeitura nesse projeto também irá ser a responsável pela manutenção do Jardim Sensorial pelos próximos 5 anos.

Aproveite e deixe o seu comentário sobre o que achou desta iniciativa!

Nos encontramos na próxima Viagem Acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *